Imagem1.jpg

ASAS DE DUMONT - Programa de Ação Cultural - ProAC ICMS

Publicação dos livros de imagens “Asas de Dumont um sonho de Santos Dumont” e  “Asas de um Sonho: uma viagem com Santos Dumont”, 3.000/título para crianças de 6 a 8 anos. O livro também contará com a impressão de folhas avulsas com três modelos de avião para montar e brincar. Além disso, serão realizadas 12 visitas,  com 30 crianças cada, ao Aeroporto Estadual Campo dos Amarais em Campinas, que contará com a participação especial de Monica Edo,  paraquedista e piloto de demonstração em shows aéreos, exibição de um vídeo e visita ao hangar com aeronaves históricas. Após a visita, serão realizadas oficinas com atividades lúdicas para despertar o universo imaginário das crianças, com o acompanhamento de um ator e personagem de Santos Dumont. Ao final da atividade, serão distribuídos

dois livros de imagens às crianças.

Audiodescrição de um dos livros, em arquivo MP3 +  tradução e interpretação em libras dos dois livros com locução e edição e inserção de libras em arquivo MP4.

54519427_1224379937736707_5757583580762996736_o.jpg

"O processo criativo de um livro"

 

                                 Experiência em mais de 15 projetos de estímulo à leitura.

Lançamento VIEIRA I Cubatão 022.JPG

Nos quase vinte anos de trajetória, a Track Comunicação promoveu encontros com escritores, contadores de histórias, ilustradores que permitiram estreitar o relacionamento com os leitores.


“Sempre gostei de me sentir como parte da criação de um livro infantil. Por isso, ao produzir uma obra para esse público, procuro contar com a parceria de profissionais apaixonados pelo que fazem. 

“Adoro ter a liberdade de trocar ideias e soltar a criatividade com os autores e ilustradores. É um momento mágico, inspirador, em que me conecto com a minha paixão pelos livros."

Cada um tem um processo criativo diferente,

algo que move e inspira, algo com que você sonha e em que você acredita.

Um projeto nasce de uma ideia que pode ser do autor, do ilustrador, de uma contadora de histórias, de um ator ou de uma outra pessoa (eu).

 

A partir disso, busco as pessoas que têm sinergia com a proposta, seja a publicação de um livro de imagens,  um livro comum ou um livro com transcrição dos textos em Braille.
Quando eu penso na publicação de um livro, penso também em como torná-lo acessível. 

Coleção de Livros Edelweiss

Autoras: Contadoras de Histórias
Co-autora: Silvia Maria Track
Ilustrações: Paulo Branco

 

Impressão comum e transcrição dos textos em Braille

 

Impressão de três livros e gravação de dois CDs para deficientes visuais.

Um contador de histórias e um ator precisam colocar tudo no papel efazer um grande esforço

para produzir textos mais enxutos.
 Coitada da revisora de textos!

 

 A partir de um texto ou uma ideia, o ilustrador inicia o processo de criação e estudo das imagens/desenhos. Cada um tem o seu próprio tempo para amadurecer as ideias e produzir as ilustrações; pode ser rápido ou levar um algum tempo. Por isso, é bom perguntar para o ilustrador quanto tempo ele precisa para fazer as ilustrações, respeitando o seu tempo.

 

Acreditem, alguns fazem vários rascunhos até chegar nos desenhos/ilustrações que imaginam.

 

O ilustrador utiliza técnicas e materiais diferentes; inclusive pode fazer manualmente ou utilizar o computador e ainda pode mesclar as duas formas.

 

Se o ilustrador não utiliza o computador, ele envia as ilustrações para serem escaneadas ou fotografadas. As imagens obtidas passam por um processo de tratamento digital, a fim de se garantir a qualidade das cores e texturas, e então são enviadas para a edição eletrônica.
Este cuidado é importante para garantir a qualidade das imagens, para não perderem a resolução (cores e texturas).

 

Quando o ilustrador utiliza o computador, ele envia as ilustrações direto para a edição eletrônica ou ele mesmo monta a arte ou boneco do livro. Ele faz uma revisão final com o autor para seguir para a impressão.

 

Os ilustradores gostam de saber em qual tipo de papel o livro será impresso, para saber se o papel pode interferir na qualidade das ilustrações; dessa forma, ele pode definir que tipo de técnica utiliza na composição das ilustrações (ideal).
Nos projetos em que eu trabalho, os ilustradores podem ver uma prova digital antes de o livro ser impresso em gráfica.

O autor pode escolher o perfil do ilustrador que mais se aproxima do que ele imagina, porque cada ilustrador tem o seu próprio estilo e processo criativo. Em alguns casos, o autor, além de produzir os textos, também pode ser o ilustrador.

O AUTOR
1) tem um estilo próprio para produzir textos para um determinado público-alvo (crianças, jovens e adultos);
2) prepara a sinopse, se for um projeto  incentivado, porque as editoras não pedem;
3) define o número de páginas do livro (página simples ou página dupla para distribuição dos textos e ilustrações), formato, tipo de papel de impressão, gramatura e acabamento, juntamente com o editor.

EDITORAS

•o autor leva o seu projeto com poemas, por exemplo, para a editora e ele pode sugerir o ilustrador da sua preferência. A editora pode aceitar ou não. Se ela aceitar, faz o contato direto com o ilustrador, o que também pode dar certo ou não;

•o autor também pode apresentar um novo ilustrador para a editora;

•a editora pode solicitar ilustrações para conhecer o estilo do novo ilustrador;

•quando o autor apresenta o texto e também ilustra,  leva pelo menos duas ilustrações para a editora avaliar seu projeto. Ela pode aceitar ou não.

Em média, as editoras publicam 50% dos projetos de livros que os autores apresentam, mas esta porcentagem varia de editora para editora.

Todo o projeto do livro é muito importante, mas uma atenção à capa e ao titulo são necessários para que o produto final seja convidativo para a leitura, aguçando o interesse do leitor.

 

Impressão comum e transcrição dos textos em Braille

Bichos do Coração capa livro.jpg

No caso dos livros de imagens, em que as ilustrações contam a estória, o ilustrador tem um grande desafio porque ele faz suas próprias escolhas.

Imagem2.jpg
Asas de um sonho - capa.jpg
Foto Lançamento Casa do Lago.jpg

O processo criativo do livro “Asas de um Sonho: uma viagem com Santos Dumont” se deu da seguinte forma:após visita ao Museu da Empresa TAM, o encantamento pela história de Santos Dumont motivou uma conversa

com o ilustrador André Ceolin, com a proposta de criar um livro de imagens para contar essa narrativa. André, instigado pelo desafio, aceitou e, a partir de então, várias conversas, destacando os pontos relevantes para serem contados por meio de imagens, foram criando corpo. Foram muitas provas, testes, estudos para que chegássemos ao resultado final que agradasse a ambos.

No livro “Presente Amigo”, André Ceolin, o ilustrador, teve a ideia de produzir um livro e o autor João Proteti gostou da proposta e aceitou o desafio de escrever um texto se inspirando na sinopse do livro e nas ilustrações.

 

Presente Amigo - modelo cartaz e banner.jpg